quarta-feira, 28 de maio de 2008

China: comunidades cristãs explodem

Existe um interesse crescente em relação ao Cristianismo entre os intelectuais Chineses que está transformar o cenário religioso local.

Hoje não é segredo que há várias comunidades cristãs, dirigidas por estudantes e professores Chineses, a funcionar em diversas universidades.

Há mais de 30 centros de pesquisa em contextos académicos dedicados ao estudo da fé cristã, que já foi considerada uma "religião maligna".

Alguns dizem que o que aconteceu na China nos últimos 30 anos foi o mais importante avanço do Reino de Deus na história do Cristianismo.

Menos de um milhão de chineses confessavam ser cristãos protestantes quando os comunistas assumiram o poder em 1949. E mais de metade deles morreram nas perseguições que se seguiram. A maioria das igrejas foi tomada pelo governo e os ministros foram presos e levados para os campos de trabalho forçado. Muitos dos 6.000 missionários transculturais que foram obrigados a deixar o país pensaram que era o fim do Cristianismo na China.

Mas os crentes verdadeiros mantiveram viva a sua fé reunindo-se em pequenos grupos nas casas, lojas, celeiros, armazéns ou em qualquer lugar que pudessem estar juntos. Uma grande congregação reunia-se numa caverna de calcário. E o Senhor abençoou-os poderosamente, especialmente com novos convertidos. E a congregação cresceu. Aos milhares. Dezenas de milhares. E, em muitos milhões. Nunca houve uma explosão como esta do crescimento da igreja em toda a história da humanidade. Estima-se hoje que o número de Cristãos na China seja de pelo menos 60 milhões. Alguns dizem mais de 100 milhões. Ninguém sabe ao certo. O que realmente sabemos é que nunca houve um exemplo de tal crescimento nos últimos 2.000 anos.

Fonte: IQC

Sem comentários: