sábado, 8 de março de 2008

Meditação do Dia

Maria e Marta

Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas cousas. (Lc 10.41.)

Sonhei que estava indo à casa de uma vizinha — personagem de um filme, muito sábia nas suas atitudes. Eu iria tirar o pó dos seus móveis e estava feliz com a boa ação que faria. Mas, chegando lá, encontro minha vizinha sentada na cama, lendo a Bíblia. Envergonho-me por perturbá-la e tiro o pó em silêncio, constrangida. Quando acordo, vejo que está na hora da minha meditação diária!

Este sonho lembrou-me a história de Marta e Maria, que simbolizam duas atitudes de aproximação do Mestre: a da ação e a da contemplação.

Tanto na história quanto no meu sonho, a atitude mais sábia é a de quem contempla, de quem pára e escuta. E o paradoxal é que nem sempre são as circunstâncias que nos obrigam a trabalhar, somos nós que não sabemos parar de “tirar o pó” nas nossa vida espiritual. Sempre com um pano na mão, prontos a esfregar na nossa cara ou na dos outros, sempre há algo a limpar…
A mulher sábia do meu sonho, assim como Maria, quer deixar-se limpar. Coloca-se na atitude receptiva de escuta silenciosa. O pó dos móveis — símbolo dos afazeres de cada dia — pode esperar, mas a alma tem sede do Deus vivo, como diz o salmista. Ela cuida do interior, não das aparências. Com a alma alimentada na devoção, será sábia nas atitudes para com os outros também, sem atropelos de realizar faxinas morais, críticas atrozes que vêem o argueiro no olho do outro sem ter visto a trave no olho próprio. Que o Senhor nos ajude hoje a andar pelo caminho melhor, da sua companhia!

Retirado de “Devocionais Para todas as Estações” (Editora Ultimato, 2005).

Sem comentários: