terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Exemplo


Fonte: Bíblia Sagrada Presente Diário
23 de Janeiro

Leitura Bíblica:
1 Timóteo 4.6-16

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, troto, no amor, no espírito, na fé, na pureza (1Tm 4.12).

Certo dia decidi passear na orla da praia com toda a minha família. A única coisa que me preocupava no passeio era o elevado índice de roubos de relógios naquela praia. Precavido, disse ao meu filho de 10 anos: "Guarde o seu relógio, pois o local onde vamos passear é muito perigoso". Imediatamente ele respondeu: "Pai, se é muito perigoso, você precisa guardar o seu relógio também!"

Que tolice a minha, ensinar sem praticar. Eu precisava dar o exemplo para que o ensino fosse coerente.

A primeira carta de Paulo a Timóteo é uma grande orientação acerca do tema "exemplo".
Timóteo era companheiro e ajudante de Paulo. Seu nome significa "Honra a Deus". Diferentemente de muitos de nós, Paulo ensina e pratica. O texto de hoje é categórico no ensino: "Seja um exemplo para os fiéis". Vale ressaltar que a palavra "exemplo" do texto vem do grego, que significa "modelo, imagem, ideal, padrão". Assim, exemplo é aquilo que deve ser imitado, é um modelo a ser seguido. Outro fator interessante neste texto bíblico é que ele destaca também a importância de ser exemplo para os fiéis. Ser exemplo dos fiéis é ir além, é ser referencial àqueles que comungam da mesma fé e prática cristã.

A conduta do cristão é um fator de muita importância no meio em que vive. O cristão pode fortalecer o irmão que o rodeia ou até mesmo enfraquecê-lo, portanto torna-se necessário ser exemplo no falar, no agir, nos relacionamentos, enfim, em tudo. Cabe destacar que a conduta ideal do cristão é aquela permeada dos princípios bíblicos.

Precisamos ter uma conduta exemplar, um modo de viver que sirva de padrão, um comportamento correto. Deus precisa hoje, mais do que nunca, de cristãos que sejam exemplos fiéis na palavra, no trato, no amor, na fé e na pureza. - DMS

A palavra convence, mas o exemplo arrasta!

Sem comentários: