sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como sarar uma Nação

Artigo de Billy Graham

“Peço, em primeiro lugar, que todos façam a Deus orações, pedidos, súplicas e acções de graças por todos. Orem pelos que governam e exercem autoridade, para podermos viver em paz e sossego, louvando a Deus com dignidade e com todo o respeito”. (1 Timóteo 2:1-2 BPT)

Cada vez que eu ouço um relatório de como Deus está a usar o projecto Minha Esperança em vários países à volta do mundo o meu coração se alegra. Na mesma altura em que esta carta circula, está a decorrer um maravilhoso esforço para levar o Evangelho ao Haiti.

Os crentes no Haiti estão a orar em favor de familiares ou amigos que necessitam de escutar o Evangelho, depois convidam-nos para os seus lares para verem ou ouvirem a emissão evangelística preparada pela AEBG, especificamente para aquela cultura. Dois dos programas no Haiti incluem mensagens do Evangelho preparadas por mim e gravadas há algum tempo atrás, e o outro tem uma mensagem de Franklin sobre o Filho Pródigo.

Os programas serão apresentados através da TV, DVD e rádio, bem como através de um novo tipo de mini-projector a pilhas, nos locais onde não há electricidade. Depois da emissão, os anfitriões dão o seu testemunho e convidam os presentes a “voltar-se para Deus e crer em Jesus, nosso Senhor” (Actos 20:21, BPT)

A nossa equipa no Haiti relata que mais de 5,300 igrejas e dezenas de milhares de crentes estão a participar. Um deles, um homem que tem estado a orar especificamente por amigos e vizinhos, começou a testemunhar antes da emissão dos programas e já levou a Cristo sete pessoas da sua lista.

O Haiti é, em várias aspectos, uma terra em desespero. Ore para que a esperança e o poder do Evangelho transforme esta nação.

A seguir: Portugal

Há muitos anos atrás, fui convidado para fazer uma campanha em Lisboa, Portugal, mas devido às circunstâncias políticas da altura, esses planos tiveram de ser cancelados. Nunca mais houve outra oportunidade para eu pregar em Lisboa – senão agora, através do projecto Minha Esperança.

A Associação Evangelística Billy Graham e centenas de igrejas em Portugal estão bem lançadas na preparação da campanha de alcance nacional Minha Esperança que culminará no início de Dezembro.

O Minha Esperança já esteve em 53 países, e as igrejas desses países registaram milhões de decisões para Cristo como resultado, mas esta será a primeira vez na Europa. Eu tenho recebido relatórios de grande expectativa e de fé entre os pastores Portugueses para aquilo que Deus irá fazer na sua nação.

Verão: Um Tempo em Família

A nossa família recentemente passou pelo 4º aniversário da morte da minha esposa Ruth. Não passo um dia sem pensar nela. Sei que a Ruth ficaria muito honrada e feliz por saber de uma exposição especial durante este Verão na Biblioteca Billy Graham em Charlotte, na Carolina do Norte, que foca o seu profundo interesse nos jovens, missionários, reclusos, e pessoas que lutam com a dor. Isto faz-me lembrar de um pequeno poema que ela escreveu enquanto adolescente – o seu coração nunca mudou.

O Verão é o tempo em que os meus netos e bisnetos estão de férias e vêm-me visitar mais vezes. As visitas deles são especialmente apreciadas este ano já que tive um ataque de pneumonia que me levou a ficar hospitalizado durante vários dias e me deixou fragilizado. Estou bastante melhor agora e estou a trabalhar no sentido de ganhar novamente força e resistência.

Já há algum tempo que estou a trabalhar num livro sobre os desafios e as alegrias de envelhecer, numa perspectiva cristã. Nearing Home (Aproximando-nos de Casa) será editado no Outono e espero que o livro sirva de encorajamento tanto para aqueles que vão se reformar como para aqueles que – como eu – já estão no inverno da vida.

Inquebrável

O meu amigo Louis Zamperini, campeão olímpico e herói da II Guerra Mundial, veio visitar-me recentemente. Já nos conhecemos há 60 anos e tivemos um tempo muito bom juntos. No dia seguinte ele foi até à Biblioteca Billy Graham onde autografou exemplares do seu livro intitulado Unbroken (Inquebrável) que descreve a sua incrível história de vida.

O livro, que não há muito tempo, chegou ao nº 1 da tabela de best-sellers do New York Times, inclui um relato vibrante de como a sua vida foi transformada pelo poder do Evangelho, durante a campanha evangelística em Los Angeles no ano de 1949. Homens como o Louis são uma lembrança constante do porque fazemos o que fazemos neste ministério – falar a todos em todo o lugar de como Jesus Cristo pode transformar as suas vidas.

Oração pelo Ministério

O Franklin está a liderar eventos evangelísticos em Denver e Milwaukee durante o mês de Agosto. Orem por ele e também pelos crentes que estão a convidar amigos e vizinhos para escutarem o Evangelho. Eu preguei em campanhas evangelísticas nestas cidades há anos atrás e estou a pedir a Deus para se mover de uma forma especial neste Verão.

Quando orarem, lembrem-se dos líderes da nossa nação. A América está a enfrentar muitas crises, e as responsabilidades de liderança nacional podem ser avassaladoras. A Bíblia em 1 Timóteo 2:1-2 diz que é agradável aos olhos de Deus que se façam orações, pedidos, súplicas e acções de graças por todos. Que devemos orar pelos que governam e exercem autoridade, para podermos viver em paz e sossego.

Se Deus vos permitir, considerem fazer um donativo para a AEBG durante este mês. Apesar da idade e da saúde limitarem as minhas actividades, a AEBG permanece completa e urgentemente envolvida na proclamação do Evangelho porque sabemos que é apenas através de Jesus Cristo que vidas, bem como nações, podem ser saradas.

Que Deus vos abênçõe,

Billy Graham


P.S. - Don Wilton, meu pastor e um grande encorajamento para mim, escreveu um livro com muito discernimento acerca da oração que Jesus fez na noite anterior à Sua morte. Se fizer um donativo para a AEBG neste mês, nós enviaremos como agradecimento um exemplar do livro When God Prayed (Quando Deus Orou)

Sem comentários: