terça-feira, 7 de julho de 2009

Panorama do Novo Testamento - Robert H. GUNDRY

Panorama do Novo Testamento - 3ª Edição Revisada e Ampliada

Robert H. GUNDRY

projecto de e-learning Teófilos, vai iniciar o 1º Semestre 2009/2010 no dia 21 de Setembro, com as disciplinas de Introdução ao Novo Testamento, Introdução ao Velho Testamento.

Os livros adoptados para cada disciplina são:

Introdução ao Novo Testamento.

O livro obrigatório é, Panorama do Novo Testamento, Robert Gundry 3ª edição, Vida Nova.

Introdução ao Velho Testamento.

O livro obrigatório é, Introdução ao Antigo Testamento, Dillard e Longman III, Vida Nova.


Preço: 55.00€

Detalhes do produto

Código de produto: VN 1088
Dimensões do produto: 16 x 23 mm
Peso do produto: 0.900 kg

Descrição do produto

CONSIDERADA UM CLÁSSICO PELOS ESTUDIOSOS DO NT, esta obra vem sendo usada no Brasil há mais de 20 anos como livro de referência em seminários que oferecem cursos de introdução ao Novo Testamento ou à teologia bíblica em geral.

O QUE CONTINUA
Nesta nova edição, o autor manteve as características que fizeram desta uma obra de referência nos estudos neotestamentários, como a riqueza de informações, a abordagem que insere o estudioso no ambiente em que se formaram os textos do NT, as discussões francas e objetivas sobre a composição dos livros (local, autoria, data e autenticidade), sobre os primeiros destinatários e sobre o mundo político e religioso de então.

O QUE MUDOU
Robert H. Gundry introduziu também algumas mudanças significativas, entre elas:

Rearranjo do conteúdo
Em vez de tratar os evangelhos de forma harmonística e acompanhar o ministério de Jesus nos evangelhos como um todo (como nos capítulos 5 a 11 da versão anterior), na nova edição o autor elaborou três capítulos que dão essa visão geral (capítulos 4 a 6) e depois trata os quatro evangelhos de forma separada, um por capítulo (capítulos 7 a 10), e nos dá, assim, um sabor especial das características singulares de cada evangelho. Essa abordagem é bastante interessante, pois provoca no leitor o desejo de conferir no próprio texto as características destacadas.

Mudança de estrutura
Praticamente eliminou as notas de rodapé e incluiu essas informações de forma agradável sob a forma de comentários dispostos em caixas especiais à margem do texto, ou as incorporou no próprio texto.

Detalhes de apoio
Merece destaque a riqueza de detalhes novos, especialmente informações contextuais, como por exemplo, citações de autores não-bíblicos da época.


Sem comentários: