segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Quanto da Bíblia é literal?


Questão: Quanto da Bíblia é literal e quanto dela é lenda? Tomemos, por exemplo, Jonas e a baleia. Só pode ser uma lenda, pois não consigo imaginar alguém ser engolido por uma baleia e sobreviver para contar. - S.L.

Resposta: Pode ser surpreendente para si descobrir que de facto aconteceram vários casos documentados de pessoas que foram engolidas por baleias e sobreviveram para contar (embora a Bíblia diga simplesmente que Jonas foi engolido por “um grande peixe,” não necessariamente uma baleia).

Mas a verdadeira questão é a seguinte: Os milagres registados na Bíblia aconteceram realmente? – ou são simplesmente lendas ou mitos? O testemunho da Bíblia é claro: Eles aconteceram, de facto – e a razão é porque Deus fez com que acontecessem. Se deixarmos Deus de fora do quadro e dissermos que Ele não é poderoso ou não tem nada a ver com o mundo, então não há qualquer lugar para milagres.

Mas uma vez que compreendamos que Deus é todo-poderoso, e que se importa com o que nos acontece, então os milagres registados na Bíblia não serão um problema para nós. A Bíblia diz, “Grandioso és, ó Senhor Jeová, porque não há semelhante a Ti, e não há outro Deus senão Tu só” (2 Samuel 7:22). Os milagres da Bíblia foram uma demonstração do poder e da autoridade de Deus.

Contudo, o maior milagre de todos é o milagre do amor de Deus por nós. Nós não somos dignos do Seu amor, pois temos pecado e voltámos-Lhe as costas. Mas apesar disso Ele ainda nos ama – e a prova disso é que Ele enviou o Seu Filho ao mundo para nos salvar e dar-nos a vida eterna. Não se deixe dominar mais pelas suas dúvidas, mas, pela fé, abra a sua vida ao poder transformador de Cristo hoje.
Autor: Billy Graham Fonte: IQC

Sem comentários: