terça-feira, 29 de julho de 2008

Tendo apenas meses de vida, será errado pôr termo à minha própria vida?

Questão: O médico diz que tenho, no máximo, seis meses de vida (devido a cancro nos pulmões) e eu sei que eles não serão nada fáceis. Porque é que é errado tirar a minha própria vida? Só serei um estorvo para a minha família se nada fizer. - L.K.

Resposta: Incito-o tão fortemente quanto posso a que não dê esse passo final drástico, a despeito da incerteza e dor que possa ter de enfrentar

Porque é que digo isto? Uma das razões é por causa do impacto que as suas acções teriam nos que ficam. Neste momento, tudo em que possa pensar é sobre a inconveniência que lhes pode causar ao tornar-se cada vez mais fraco – mas já pensou na dor que lhes causará se puser termo à sua vida? Quase que inevitavelmente eles encher-se-ão de culpa e pesar, interrogando-se sobre o que poderiam ter feito para o ajudar e impedir de dar esse passo.

Mas há uma razão bem mais séria porque eu espero que não ponha termo à sua vida neste momento: Porque não se encontra preparado para morrer. Noutro lugar da sua carta, admite que nunca quis saber muito de Deus. A Bíblia avisa, “Aos homens está ordenado morrer uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27).

Deus está a conceder-lhe estes dias por uma razão: para que faça as pazes com Ele. Deus ama-o, e Cristo morreu para remover os seus pecados. Mais do que isso, Ele ressuscitou dos mortos para lhe dar vida para lá da sepultura. A promessa de Jesus é para si: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Volte-se para Cristo e entregue-Lhe a sua vida hoje.


Billy Graham

Sem comentários: