quinta-feira, 17 de julho de 2008

A Primeira Bíblia na Língua Dari já está disponível para os Afegãos

Apesar do Afeganistão não ter nenhuma igreja visível há muitas centenas de anos, há um número cada vez maior de crentes nesse país.

No Ocidente, existem bolsas de crentes Afegãos na Austrália, Áustria, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Noruega, Suíça e outros países.

Pequenos grupos existem também em pelo menos quatro ou cinco diferentes áreas no interior do próprio país. Os crentes necessitam de ler a Palavra de Deus na sua própria “língua nativa”.

Há 25 anos foi publicado o Novo Testamento na língua Dari1. Contudo, para o Velho Testamento os Afegãos tinham de contar com publicações Iranianas, de difícil acesso a muitos. Em 2007, os Salmos em Dari foram impressos e distribuídos. Estão agora na sua segunda edição.

Agora, pela primeira vez, está a ser impressa a Bíblia completa na língua Dari.

Após 20 anos de trabalho sob a supervisão das Sociedades Bíblicas Unidas, a Bíblia na língua Dari está pronta para os Afegãos lerem.

Um comunicado de imprensa diz: “Este é um enorme marco para o Afeganistão, e especialmente para os crentes! A Bíblia tem 1710 páginas e inclui 12 mapas coloridos, uma introdução genérica e uma introdução a cada Livro.”

Os crentes Afegãos dizem: “Poder ler a Palavra de Deus na minha própria língua mãe é algo muito especial. Perante todas as contrariedades que têm acontecido no nosso país, a primeira Bíblia na língua Dari significa um novo começo de esperança e um futuro.”

“Eu li o Novo Testamento pela primeira vez na língua Dari e tenho-o usado regularmente desde então porque sinto que me pertence e é para mim. A nova Bíblia completa na língua Dari é uma grande dádiva e um tributo para mim e os meus compatriotas. Oro para que seja uma lâmpada para guiar o meu povo.”

Para obter Bíblias na língua Dari, contacte por favor sales@afghanbibles.orgEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email .

Disponibilidade de transferência para o seu computador (download) em formato .pdf no site www.afghanbibles.org.

Muitos programas de ajuda cristã têm sido desvirtuados ou interrompidos, e alguns obreiros de ajuda cristã foram mortos. Ore pelos cristãos que ainda procuram ajudar e testemunhar com muito tacto numa atmosfera e ambiente hostil. Alguns refugiados tornaram-se cristãos, mas uma confissão aberta tem conduzido frequentemente à morte.

Os crentes afegãos são poucos e a maioria é da lingua Dari. O seu número nas remotas áreas rurais ou urbanas tem-se multiplicado pelo testemunho dos expatriados, dos crentes afegãos e mesmo dos soldados cristãos – Russos, há uns anos, e da NATO, actualmente.

Oremos para que a Bíblia Dari chegue a muitas mãos no Afeganistão.

Fonte:IQC


1 Dari (Persa: دری, pronuncia-se [daɾi]) ou Dari Persa (Persa: فارسی دری, pronuncia-se [fɒɾsije daɾi]) é o nome oficial para a língua Persa falada no Afeganistão, e também é uma língua regional no Tajikistaão, Paquistão e Turkmenistão.

Ramificação Iraniana da família de línguas Indo-Iranianas; é, juntamente com a língua Pashto, uma das duas línguas oficiais do Afeganistão. O Dari é o dialecto Afegão do Farsi (Persa). Escreve-se com um alfabeto Arábico modificado, e tem muitas palavras Arábicas e Persas importadas. A sintaxe da língua Dari não difere grandemente da Farsi, mas o acento tónico é menos predominante naquela do que nesta. Para assinalar atribuição a lingual Dari usa o suffixo -ra. O sistema de vogais da lingual Dari difere do da Farsi, e a Dari tem consoantes adicionais.

Cerca de um terço da população do Afeganistão, ou seja, cerca de 5.000,000 de pessoas (Tadzhik, Uzbak, Turkman, Hazarah, alguns Pashtoon), falam Dari. É a primeira língua dos povos Tadzhik, Hazara, e Chahar Aimak. A lingual Dari, ao contrário da Pashto, serve como meio de comunicação entre oradores de diferentes línguas no Afeganistão.

Sem comentários: