quarta-feira, 21 de maio de 2008

Há um significado neste texto?

P.V.P. 39,95*
*(Preço de venda ao público em Portugal na data deste post. Oferecemos os custos de envio deste livro para quem efectuar o pagamento antecipado do valor do livro, € 39,95 através de transferencia bancária ou depósito em conta. Oferta válida para Portugal e limitada ao stock existente no CLC.)


Características:
Autor:
Kevin Vanhoozer
Editora: Vida
Páginas: 663
Ano: 2005
Categoria: EXCELÊNCIA - Área Bíblica / Hermenêutica contemporânea / Filosofia
ISBN: 85-7367-917-4
Acabamento: Brochura
Formato:
16 x 23 cm


Há um significado na Bíblia?

Será que esse significado envolve o leitor ou a maneira de ler? A doutrina cristã tem alguma contribuição a dar aos debates acerca da interpretação, da teoria literária e da pós-modernidade? Essas perguntas são fundamentais para os estudos bíblicos contemporâneos e para a teologia.

Em resposta a elas, Kevin Vanhoozer argumenta que a crise pós-moderna na hermenêutica – "a incredulidade para com o sentido", um ceticismo arraigado que se relaciona à possibilidade de uma interpretação correta – é basicamente uma crise na teologia. Segundo o escritor, ela é provocada por uma perspectiva inadequada a respeito do Criador e pela chamada "morte" de Deus.

A Parte 1 desta obra examina os modos pelos quais a desconstrução e a crítica radical da resposta do leitor “desfazem” os conceitos tradicionais de autor, texto e leitura. Na Parte 2, Vanhoozer defende o conceito do autor e a possibilidade do conhecimento literário, valendo-se dos recursos da doutrina cristã e abordando o significado em termos de ação comunicativa. Uma contribuição importantíssima para a correta compreensão dos textos sagrados!

Sem comentários: