sexta-feira, 18 de abril de 2008

Só de Deus depende o homem

Muitos buscam o favor do príncipe, mas é do Senhor que o homem recebe justiça. (Pv 29.26.)
O homem não é capaz de sustentar-se. Deus, o seu Criador, é o seu único sustentador. Salomão, o sábio autor de Provérbios, que foi rei, observa bem esta verdade. Ele confessa aquilo que aprendeu por experiência própria: “Muitos buscam o favor do príncipe, mas é do Senhor que o homem recebe justiça” (Pv 29.26).

Não é do poder judiciário, da justiça das leis, que este versículo fala. O que muitos buscam do príncipe são meios materiais para o sustento de suas vidas, já que na lógica humana ele está em melhor posição quanto a isso. O sustento de uma vida, no entanto, é dado pela justiça que só vem de Deus, e é todo homem que dela necessita. A justiça de Deus abrange todas as necessidades da nossa vida.

Em nossa condição de frágeis criaturas de Deus, a nossa fragilidade só nos deve conduzir ao nosso Criador. Não adianta ir atrás dos chefes nem confiar neles, nos governantes nem nos príncipes, que também são frágeis criaturas de Deus. Todos só podemos encontrar completo sustento em Deus.

Apesar de muitos continuarem buscando o favor do príncipe, a justiça de Deus está ao alcance de todos. Ela está em Jesus Cristo, que diz: “O Espírito do Senhor me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18).

É o próprio Deus vindo ao encontro das nossas necessidades. O que é necessário é fé. Não nos homens, por terem algum poder, mas em Deus somente.

Fonte: “Devocionais Para Todas as Estações” (Editora Ultimato, 2005)

Sem comentários: