terça-feira, 22 de abril de 2008

Onde está a Graça?

Autor: Valdir Flora Batista

(Quando me sentei para redigir este estudo deparei com muita dificuldade em falar e viver na dependência da graça, portanto quero deixar claro minha incapacidade para expor este assunto tão importante na caminhada cristã).

Para quem são as misericórdias, para quem é manifesto o perdão e a graça? Somente aos necessitados, e nós somos estas pessoas, carentes da graça em todo tempo, e para isto fomos salvos para esperar na misericórdia de Deus, para isto é mister deixar de lado nossos conceitos e práticas “por fora”, e seguir nos caminhos retos da Palavra e da vontade de Deus.

Quero iniciar com este maravilhoso texto – Hebreus 4:16 – “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”. (NVI diz na parte final- “a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento de necessidade”).

Vamos analisar por partes este versículo:

“... acheguemo-nos com confiança ...” O que nos dá liberdade de ter este acesso a Deus é esclarecido nos versículos anteriores, pois Jesus penetrou nos céus, e está intercedendo por nós, podemos crer naquilo que confessamos, pois Deus é benigno. E este Jesus, o sacerdote maior, se compadeceu de nós em todas as nossas angústias, dúvidas, pecados cometidos e medos do amanhã, pois em tudo ele foi tentado e teve a vitória sobre tudo sem pecado. Por isso, podemos nos achegar com confiança, não com receio de sermos rejeitados como o homem da parábola em Mateus 25:15 que escondeu o talento e não trabalhou e nem guardou no banco para obter juros, pois afirmou que conhecia o seu senhor e que era homem duro. O amor de Deus criou na pessoa do Senhor Jesus a ponte da graça para termos acesso, um acesso com aconchego nos momentos de necessidade.

“... trono da graça...” O trono da graça está tomado pela misericórdia e graça. Podemos vir como nossas falências, inseguranças, com as nossas derrotas e incertezas, e dentro do aconchego da mão abençoadora de Deus teremos nosso sustento. Não é preciso agir como nosso ancestral Adão que por medo se escondeu, pois estava em transgressão. Quando vamos procurar um mecânico para cuidar do nosso carro, sempre escolhemos alguém que tenha experiência em motores para que o conserto seja garantido e, com certeza, podemos acertadamente ir para Jesus que possui a capacidade de ser nosso intercessor diante do trono de Deus. Certamente, a experiência que Jesus teve quando veio ao mundo e passou por todas as dificuldades do homem, dá a Ele condições plenas de ser nosso mediador e advogado gracioso.

“... para recebermos misericórdia e acharmos graça ...” A misericórdia está na essência de Deus, o perdão dos pecados, o livramento em nossas fraquezas, é preciso ter confiança de nossa entrega à misericórdia do Pai para que assim tenhamos uma vida equilibrada e com contentamento. Conforme descrito em Salmos 145:9 – “O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras”. Somente na entrega de tudo a Deus encontraremos graça, graça que pode ser recebida agora, pois está disponível e totalmente acessível. “Desencana cara”, coloque seu fardo nas mãos do Senhor, não procure ser fortalecido pela prática do esforço braçal de carregar fardos, não queira ser um musculoso espiritual, diga como Paulo “tua graça me basta”. Achamos a graça em Cristo, necessário agora é que continuemos na mesma “barca” onde tudo começou: a graça de Deus.

“... afim de sermos ajudados em tempo oportuno ...” Diante de tudo que foi analisado antes, agora temos a certeza que vamos encontrar a solução verdadeira para nosso conflito seja ele qual for: de saúde, de namoro, casamento, finanças, mágoa, ódio, trabalho , escola ou medo. Porém, temos um esclarecimento “massa” nesta parte do texto: o tempo da resposta é oportuno, ou seja, quando convém verdadeiramente, no tempo de Deus e não nosso tempo. - Ah, mas Deus demora muito, vou fazer isto ou aquilo, pois se Deus falhar já resolvi a questão.- Neste desejo de ter as respostas imediatas quantas vezes nos metemos em situações horríveis que depois temos vergonha até de mencionar. Tenho várias coisas das quais me envergonho de não ter esperado na solução vinda de Deus.

Eis aí o trono aconchegante da graça de Deus. É para nós, é para os que não se sentem aceitos na própria casa, para os que se julgam esquecidos por Deus, para aqueles que se acham desprezados por não serem mais altos, mais fortes mais bonitos, mais magros, para aqueles que não se alegram em Deus, para os ansiosos, depressivos, para os magoados pelos outros. Venha tome seu lugar relaxe na misericórdia de Deus, fale a Deus de seus medos, se lance no carinho do Senhor Jesus Cristo, e saiba que Ele sempre nos dá a vitória.

Quero finalizar com este rico texto :

”Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; não negará nenhum bem aos que andam retamente” Salmos 84:11.

Se sinta amado, nos braços do Pai. Amém.
Fonte: Livres em Cristo

Sem comentários: