segunda-feira, 28 de abril de 2008

Cristo a essência. A Vida.

Autor: Valdir Flora Batista

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6.

Como todos nós nascemos sem vida espiritual, conforme Efésios 2:1 - “E nos deu vida, estando nós mortos em ofensas e pecados”. Precisamos de vida e Cristo veio dar vida, pois só Ele tem vida espiritual. João 1:4 diz: “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens”.

Gosto muito desta passagem de João 1: 45 e 46: “ Filipe achou Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem e vê”. Reparemos que ao crer Filipe saiu pregando não sobre a pessoa de Jesus, mas sim, mostrando a pessoa de Jesus, isto é muito diferente. Não é simplesmente injetar conhecimento, mas, mostrar a Vida. Quando afirma: Vem e vê; Filipe não quer mostrar dogmas ou conceitos religiosos, deseja apresentar uma pessoa que tem a Vida a Natanael. Segundo o meu amigo mestrando em teologia, Vanderlei Frari, um dos modos da pregação da Pós Modernidade é encher as pessoas na igreja de conhecimento sobre Jesus e nunca levam os famintos a Jesus, para que tenham Vida.

Para obter Vida é necessário perder a vida natural, ou pecaminosa. Como funciona isto? Vejamos o que diz o texto em João 12:25: Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem, neste mundo, odeia a sua vida, guardá-la-a para a vida eterna”. Esta é a lei do perde e ganha, ou seja, só ganha quem perde. Nascemos com a vida biológica contaminada pelo pecado, e para ganhar vida espiritual é necessário abrir mão e odiar-nos e crer que naquele sacrifício na cruz houve o fim da vida de pecado e na ressurreição ganhamos a Vida de Cristo, de acordo com o versículo de João 11:25 – “ Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida...”.

Quando participamos do sacrifício em Cristo a vida de Cristo será nossa vida naturalmente. Vejamos o que fala Watchmann Nee sobre isto: “Um erro muito grave tem permeado os filhos de Deus. Muitos consideram a vida como algo que eles devem conseguir por esforço próprio. O que todos devemos perceber é que, se existe vida, não haverá um pingo de necessidade de exercermos qualquer esforço, pois tal vida fluirá naturalmente”. Se perdermos a vida e temos Cristo em nós haverá manifestação cristã e frutos para Deus.

Tenho observado em minha vida como tenho procurado estar se envolvendo em projetos e atividades para Deus me usar na salvação de vidas, confesso: ando cansado e não tenho dúvidas que preciso descansar no fato que Cristo é minha vida, e Sua manifestação é a única que glorifica a Deus, pois, meu esforço natural é inócuo espiritualmente, observe João 21:31- “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

No início da vida cristã temos muitos tropeços por não entender ainda o que significa “vida abundante”. Repare no que diz Watchmann Nee sobre isso: O que é a vida?
A vida é mais profunda que pensamentos; pensamentos nuca suplantam a vida. Ela também é mais profunda que emoções; emoções são superficiais em comparação com a vida. Tanto pensamentos quanto emoções são externas... Ela não depende de quão fortes sejam as nossas emoções ou elevados os nossos pensamentos; mas baseia-se exclusivamente na manifestação do Senhor”.Na verdade saber sobre Jesus ou se guiar pelos sentimentos não significam o fluir da Vida, nossa base não é nada que não seja Cristo em sua plenitude sendo nosso tudo conforme Romanos 11:36.

Finalizamos clamando ao Pai que nos revele a profundidade de “Cristo em vós, a esperança, da glória”. Colossenses 1:27

Graça e Vida a todos.

Sem comentários: