quinta-feira, 17 de abril de 2008

Artigo de Rubén Chacón V.

Verdade e revelação
Rubén Chacón V.

"...verdade é aquilo que é revelado."

A palavra verdade, que no grego é alétheia, deriva do verbo popular que significa ocultar, esconder, passar inadequado, desconhecer, ignorar, não dar-se conta. Contudo, o prefixo da palavra a-létheia aqui é privativo, quer dizer, o termo lethéia tem significado contrário. O mesmo ocorre com as palavras moral e a-moral. Portanto, alanthano e Alethéia significam etmologicamente falando, des-ocultar ou des-tapar.

A partir desta breve análise etmológica se pode dizer então, que a Verdade é aquilo que é descoberto ou destapado. A Verdade não se acha a simples vista e não se encontra no superficial. A Verdade está mais além das aparências. Por isso, as Escrituras registram: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (Jo. 7:24). Ver também 1 Co. 7:31; Mc. 12:14; 2Co. 5:12; 2 Co. 10:7.

Por sua parte, o conceito revelação, apocalipsis em grego,é a partir da perspectiva etmológica, equivalente ao substantivo verdade. Com efeito, apocalipsis significa “tirar o véu”. É como se tira o véu para mostrar uma obra de arte. Então, o revelado, é aquilo que se descobre ou destapa. Revelação e verdade são termos equivalentes ou sinônimos. A partir destas considerações podemos concluir que a verdade é aquilo que é revelado. Dito com outras palavras, a verdade, para ser conhecida deve ser revelada. Sem revelação não há conhecimento. A menos que se tire o véu à realidade, a verdade não pode ser vista nem encontrada. Cuidado então com a advertência de Jesus de que alguns... “Vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem” (Mateus 13:13).

Que certo era este juízo com respeito ao Jesus histórico! Quantos o olharam, mas não o viram!Segundo a carne, O Filho do Homem não podia ser mais que um homem e, no mais alto grau, um profeta (Mt. 16:13-14). Por isso, quando Pedro declara acerca de Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, recebeu no mesmo instante as palavras de Jesus: “ Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne nem sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (Mt. 16:16-17).

A carne de Jesus, ao mesmo tempo que o manifestava, atuava como um véu que o ocultava. Portanto, sem a revelação do Pai, seria impossível assentir a verdade sobre o homem Jesus.A verdade e a revelação vão juntas. Se bem que em geral, podemos dizer que aquilo que é revelado é o verdadeiro, não obstante, o clímax da revelação, isto é, a contemplação da última Verdade, é ver que Jesus Cristo mesmo é a Verdade acerca de Deus, do homem e de todas as coisas! Aleluia!

É permitido baixar este arquivo, copiar, imprimir e distribuir este material, desde que explicite a autoria do mesmo.


Fonte: Celebrando Deus

Sem comentários: