quarta-feira, 19 de março de 2008

Artigo Devocional

Perdoai aos que vos perseguem

Os teus próprios olhos viram hoje que o Senhor te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que eu te matasse; porém a minha mão te poupou. (1 Sm 24.10.)


Em sua insanidade, Saul não desistia de perseguir Davi, com firme propósito de matá-lo. E houve uma ocasião em que Davi teve nas mãos a vida do seu perseguidor. Poderia ter posto fim àquela vida de constantes fugas e correrias se tivesse matado Saul. Entretanto, Davi não teve coragem de fazer o mal contra o rei. Afinal, Saul ainda era o “ungido do Senhor” e, por isso, deveria ser respeitado.


Séculos depois desse acontecimento, Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, descendente de Davi, disse que seus seguidores devem amar seus inimigos e orar pelos seus perseguidores (Mt 5.44). E Paulo, apóstolo de Jesus, disse: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12.21). Quem obedece esses mandamentos, como Davi fez no passado, confia no Deus que disse: “A mim me pertence a vingança; Eu retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19).


Tem tido problemas de relacionamento com outras pessoas? Tem sofrido algum tipo de perseguição? Tem recebido afrontas, insultos e humilhações? Não deixe que nesses momentos augústiantes a ira tome conta da sua vida: “irai-vos e não pequeis” (Ef 4.26).


Busque Jesus pela fé e peça-lhe a capacitação interior do Espírito Santo para perdoar aos que procuram prejudicá-lo.


Retirado de “Devocionais Para todas as Estações” (Editora Ultimato, 2005).

Sem comentários: