quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Egito, Deserto e Canaã - Artigo de C. H. Mackintosh


Egito, Deserto e Canaã


Um paralelo entre as posições de Israel e a vida cristã.

Podemos contemplar Israel sob três situações distintas, a saber: no Egito, no deserto e na terra de Canaã. Em todas estas posições, elas são "nossas figuras"; enquanto que nós nos achamos nas três ao mesmo tempo.

De fato, nós encontramo-nos, por assim dizer, no Egito, rodeados de coisas da natureza, que se adaptam perfeitamente ao coração natural. Todavia, porquanto fomos chamados pela graça de Deus à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nós, segundo os afetos e desejos da nova natureza, encontramos, necessariamente, o nosso lugar fora de tudo que pertence ao Egito (o mundo no seu estado natural), e isso faz-nos passar pelas experiências do deserto, ou por outras palavras, põe-nos, quanto às experiências, no deserto.

A natureza divina suspira ardentemente por uma ordem de coisas diferentes – por uma atmosfera mais pura do que aquela que nos rodeia, e desta forma faz-nos sentir que o Egito é como um deserto moral. Porém, visto que estamos, aos olhos de Deus, eternamente ligados Àquele que penetrou nos céus, e se assentou à destra da Majestade, é nosso privilégio saber, pela fé, que estamos assentados com Ele ali (Ef 2:6). De forma que , apesar de estarmos, quanto aos nossos corpos, no Egito, quanto à nossa experiência estamos no deserto, enquanto que, ao mesmo tempo, a fé nos conduz a Canaã e habilita-nos a alimentarmo-nos "do trigo da terra do ano antecedente" (Js 5:11), isto é, de Cristo, como Aquele que não somente veio à terra, mas que voltou para o céu e Se assentou ali em glória.

Este texto foi retirado do livro "Estudo sobre o livro de Êxodo", páginas 159 e 160.


Autor: C. H. Mackintosh
Publicação: 16/01/2008 em
http://clcportugal.blogspot.com


É permitido copiar este arquivo, imprimir e distribuir este material, desde que explicite a autoria do mesmo.

Sem comentários: