quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Amazing Grace - A Vida de William Wilberforce nos Cinemas

Segundo a Lusomundo, “Amazing Grace” estará nos cinemas portugueses a 27 de Dezembro!

O filme baseia-se na vida de Willam Wilberforce (1759-1833). O jovem Willberforce membro da Câmara dos Comuns desde os vinte e um anos, tornou-se um crente evangélico. Recém convertido, procurou o conselho pastoral junto de John Newton, o autor do célebre hino “Amazing Grace”. Em 1786, Wilberforce começou a levantar-se cedo para ler as Escrituras, orar e escrever o seu diário. Neste mesmo ano Wilberforce entenderia que a sua missão de vida passaria a ser a luta pela supressão da escravatura e a reforma moral da sociedade. O ex-traficante Newton, agora pastor e determinado a combater a escravatura, tornar-se-ia uma grande inspiração para a gigantesca luta de Wilberforce e seus companheiros.

Os argumentos para o comércio de escravos eram de natureza económica e política pelo que os abolicionistas tinham contra si grandes poderes e interesses. William Wilberforce travou uma luta titânica, nomeadamente na Câmara dos Comuns. Apresentou várias propostas de lei, bloqueadas vez após vez. Wilberforce expressou assim o seu compromisso: “a perversidade do comércio [de escravos] era tão gigantesca, tão medonha e tão irremediável que a minha mente estava completamente preparada para a abolição. Fossem quais fossem as consequências. Desde então determinei que nunca descansaria até que tivesse conseguido a sua abolição” (citado em “131 Christians Everyone Should Know”).

Finalmente, o ultrajante comércio de escravos foi oficialmente abolido em 1807 embora a completa abolição tivesse ocorrido apenas em 1833, ano da morte de Wilberforce. O seu sonho realizar-se-ia.

Wilberforce desempenhou um papel fundamental na criação da British and Foreign Bible Society (Sociedade Bíblica), em 1804, e da Church Missionary Society, em 1799, entre outras instituições. O seu livro “A Practical View...”, publicado em 1797, uma crítica contundente ao Cristianismo acomodado, foi um bestseller. Ele tinha o dom de entender e afirmar a fé cristã permeando todos os domínios da vida. Nas palavras do biógrafo Robin Furneaux, “a sua mensagem era a de que não bastava professar o Cristianismo, levar uma vida decente e ir à Igreja aos Domingos, mas que o Cristianismo atravessa cada aspecto, cada canto da vida cristã. A sua abordagem do Cristianismo era essencialmente prática.“

A história não terá muitas pessoas que tenham contribuído tanto para o bem da sociedade como William Wilberforce, a consciência da nação, nas palavras de Winston Churchill. Como escreveu em “A Practical View...”, “os interesses do cristão nominal concentram-se nas coisas temporais, os interesses do cristão autêntico concentram-se em coisas eternas”.
Este filme proporciona uma ocasião excelente para reflexão sobre o efeito da fé na vida do dia a dia, “o cristianismo na prática”, diria Wilberforce.

O sítio do filme inclui várias sugestões para debates à volta desta temática e um guião para estudar os grandes ensinos bíblicos em que Wilberforce fundamentou a sua vida, bem evidentes do filme: http://www.amazinggracemovie.com

Se estiver interessado em mais recursos para iniciativas relacionadas com o filme vá passando pelas páginas www.portalevangelico.pt, www.aspec.pt, entre outras. Ali encontrará mais recursos relacionados com o filme.

Wilberforce foi uma daquelas pessoas para quem o Evangelho tem a ver com todos os domínios da vída, formando os valores implícitos do pensar, do ser, do fazer. As consequências estão à vista. Nas palavras de Hans Burki "Quem realmente tiver paz com Deus também a terá com todas as coisas..."

Este princípio está muito bem desenvolvido no recente artigo "O Que é a Missão Integral da Igreja?", por Vinoth Ramachandra, disponível em http://www.gbu.pt/conteudos/uploads/Files/gbup/MissoIntegral-VinothRamachandra.pdf

Um texto para estudar.

Fernando Ascenso

Sem comentários: