terça-feira, 2 de outubro de 2007

Explosão de granada em igreja mata seis crianças

SUDÃO - Uma granada foi detonada na última quinta-feira à noite durante um culto de adoração. O homem que portava o artefato morreu, seis crianças também e três pessoas ficaram feridas.

De acordo com os pastores Francis Ayul e Saphano Riak Chol, líderes de FEBAC-Sudão, associação recentemente formada por igrejas batistas evangélicas, o reverendo John Monykuer estava conduzindo uma reunião de adoração quando um homem não identificado em traje militar entrou no culto e detonou uma granada.

Cinco crianças morreram imediatamente. Quatro pessoas, incluindo o pastor John Monykuer, duas crianças, e a esposa do pastor Michael Makuin Kuol foram levadas para o hospital perto de Malakal.

Uma das crianças morreu no sábado de manhã e os demais feridos estão em um estado de saúde crítico.

Ore pelos sobreviventes - “Nós continuaremos examinando e confirmaremos os detalhes que cercam este incidente trágico", disse Brad Phillips, presidente da Fundação Projeto de Perseguição (PPF, sigla em inglês).

“Enquanto isso, a PPF ajudará com gastos médicos. Nós pedimos suas orações para os sobreviventes e suas famílias", disse Brad.

A Fundação de Projeto de Perseguição tem parceria com os pastores Francis e Saphano e também com a igreja indígena no Nilo Superior, desde 2001.

Perguntado se o ataque foi incentivado por uma questão religiosa, o pastor Ayul disse: "Nós não podemos especular agora, mas muitos acreditam que sim. Nosso foco principal é recuperar os feridos e consolar as famílias destes novos mártires."

Sudão - Estes incidentes trágicos revelam que atos de violência no sul do Sudão, onde por mais de duas décadas uma limpeza étnica deixou mais de dois milhões de mortos e quatro milhões de desalojados.

Desde 1997, a PPF trabalha para trazer alívio e esperança espiritual às vítimas da guerra civil, genocídio e perseguição religiosa ao longo da África.

Seu trabalho no Sudão do Sul inclui a Rádio Paz, primeira estação de rádio cristã do Sudão; a Academia Nakwatom que atende a mais de 800 desalojados, crianças inválidas e órfãs; além de treinamentos para pastores e evangelistas em Jach, cuidando de mais de 60 mil sobreviventes do genocídio em Darfur.

Sem comentários: