quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Uma educação equilibrada

Ambos são cruciais para uma educação equilibrada. O cosmos fala-nos sobre a Sua criatividade, o Seu poder eterno, a Sua superioridade sobre todas as coisas (A Sua “natureza divina” Romanos 1:20). A Bíblia ensina-nos o propósito da criação, como viver nele, e como passar a eternidade num relacionamento de amor com Deus.

     O conhecimento é tudo o que temos compreendido sobre o universo a partir de todas as fontes de verdade que nos estão disponíveis (a Bíblia, a criação, relacionamentos, experiências). A ética relaciona-se com o que compreendemos ser moral, bom e certo. Uma equação pode ajudar-nos a visualizar esta cosmovisão bíblica básica:


Conhecimento + Ética = Comportamento


     A Bíblia é a nossa principal fonte de compreensão sobre ética, e sobre a origem e propósito da criação. O nosso comportamento resulta do que sabemos ser verdadeiro, moral, bom, e certo.

     Certamente que a compreensão secular não reconhece a Bíblia como uma fonte de verdade. Muitos só lêem um livro: o mundo natural, ignorando a Palavra de Deus e a sua instrução.

     Alguns educadores justificam a promiscuidade sexual, até mesmo a violação, como sendo comportamento sexual normal, e o homicídio de crianças imperfeitas ou “em excesso”, ou de idosos, como sendo benéfico para o progresso da humanidade. Isto é resultado de uma educação seriamente desequilibrada.

     Prestemos  cuidadosa atenção a ambos os livros de Deus. 

     "Porque o Senhor dá a sabedoria: da Sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Prov. 2:6).

Autor: Dean Ohlman
Fonte: IQC

Sem comentários: